Sobram vagas no setor industrial. Mas por quê? Falta de mão de obra qualificada. Cerca de 70% das empresas têm programas de capacitação, mas isso não adianta em nada, pois as pessoas muitas vezes não têm o mínimo de conhecimento necessário, já que a educação básica no Brasil é de péssima qualidade.
Sendo o básico de má qualidade, fica difícil o aprendizado em cursos técnicos ou superiores também. Por isso sobram vagas em vários setores, não só no industrial.
Uma outra dificuldade das empresas é conseguir um curso adequado aos seus funcionários.
Ó, se quiserem ver mais informações, segue um artigo da Confederação Nacional da Indústria, sobre a falta de mão de obra. http://www.cni.org.br/portal/data/files/8A9015D015E3BBB80115F65693CB703E/Sondagem%20Especial%20M%C3%A3o%20de%20obra.pdf
E para quem está procurando capacitação, temos o Senai. Vê lá, rapaz! http://www.senai.br/br/home/index.aspx
**
Que setor eu recomendo? Bom, aqui em Santa, nós temos o setor têxtil bem consolidado. Cerca de 70% das exportações são de origem catarinense.
Lá pelo Vale do Itajaí e Blumenau existem várias empresas, algumas reconhecidas nacionalmente.
E no sul do estado, 35 empresas se uniram com o Senai e o Sebrae para qualificar empregados. Temos aí uma oportunidade, hã?
O setor petroquímico também é uma boa, já que o Brasil tem várias plataformas petrolíferas, e terá muito mais, com a exploração da camada pré-sal.
É hora de dar tchau:

Até semana que vem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário