segunda-feira, 26 de julho de 2010

Tema 6- Cursos saturados

Ois!
Todo mundo sabe que existem cursos com excesso de profissionais formados, e cursos com menos. A questão é: por que as pessoas continuam escolhendo cursos saturados? Lhe dou duas respostas. 1- A pessoa QUER MEEEESSSMO fazer esse curso. 2- É um curso fácil de entrar (sendo um curso de entrada fácil, várias pessoas não muito esforçadas vão tentar esse curso, e algumas vão conseguir terminá-lo).
Legal, a pessoa terminou o curso. Mas: "putz, o mercado de trabalho tá saturado!"
Pois é.
--Se o curso é fácil, provavelmente boa parte dos formandos não é responsável. Consequentemente, o mercado está saturado de profissionais não muito confiáveis. Se você for responsável/confiável/competente (tiver boas notas, passar uma boa imagem, e tiver boas indicações), vai conseguir o trampo.

--Se o curso é difícil, e forma profissionais de ótima qualidade...bem, aí a coisa complica.

Você terá que ter, além de tudo aquilo de confiabilidade/boa imagem, algo a mais. Pode ser uma língua estrangeira, pode ser um curso técnico, um estágio... claro, tudo isso demanda tempo. Tempo aquele que você pode não ter. Aí que entra a questão do networking.

significa rede.
Neste caso, rede de contatos. Vou dar um exemplo de seu uso.
*Ok, o sujeito terminou o curso de Odontologia (um tradicional e saturado). O negócio tá punk, já que o mercado está borbulhando com tanto profissional. Maaass, um grande amigo dele, é filho de um dono de clínica odontológica. Ele vai ser indicado pelo amigo, sem dúvida, e vai ter mais chance do que aquele carinha que não tem indicação nenhuma, ainda que seus currículos sejam semelhantes.*
Eu diria que isso é um networking não proposital, já que eles são amigos e tal...
É importante ter o network bem abrangente. Portanto, faça conexões (conexão, não necessariamente amizade. Não soar falso é importante.) com os peixes grandes da empresa. Isso já vai ser uma indicação.
Outra coisa muito importante é a gentileza. Seja agradável com todos que estão lá, já que o chefão vai escolher, entre o amigo de todos e o anti social/carrancudo, o amigo de todos.

Ah, também tem a questão da sua localização. Algumas cidades demandam profissionais de um tipo, enquanto outras estão com excesso desses profissionais.






O cara que faz um curso saturado pode ter necessidade de viajar para uma cidade que tenha falta deste tipo de trabalhador.



Resumão pra quem vai fazer um curso saturado:
--Procure ter algo a mais no currículo (curso de língua estrangeira/curso técnico/estágio).
--Talvez você devesse considerar viajar para uma cidade que falta de profissionais do seu curso.
--Ter network é importante, lembre-se.
--Tenha boas notas e "seja bonzinho" com os professores, eles podem te indicar à algum empregador. --Seja amigo de todos da empresa/a gentileza e a simpatia são importantes.

É isso por hoje. Falous, companheiros e companheiras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário